O gene recessivo existe na raça desde do surgimento do yorkshire de cores tradicionais, os filhotes de cores diferentes eram descartados, ou seja, doado sem documentos ou pior sacrificados.

O chocolate é um gene recessivo. A fim de que possa existir, ambos os lados da linhagem devem ser portadores desse gene.

Um Yorkshire Chocolate Terrier é um cão bonito, eles nascem com uma pelagem chocolate e castanho, olhos azuis esverdeados que se transformam em uma cor âmbar, trufas rosas que em breve se transforma em chocolate. A saúde, texturas do pêlo, temperamento, etc, são os mesmos que o Yorkshire Terrier tradicional.

RESUMO HISTÓRICO

O Golddust Yorkshire Terrier não é uma nova raça. O primeiro Golddust apareceu logo após os primeiros Biewers tricolor, e foi inicialmente registrado na Alemanha nos livros de pedigree como o “Biewer White Gold”. Embora a cor era muito atraente e interessante era entendido apenas que o Biewer não tinha a cor correta do Yorkshire Terrier e que o Golddust não era a cor correta para o padrão do Biewer Yorkshire Terrier a la Pom Pon e eles foram banidos.

Ao longo dos anos a cor Golddust continuou aparecendo. Kirsten Sanchez-Meyer, uma professora de biologia genética que vive na Alemanha, tinha visto o “Biewer White Gold” e gostou muito deles. Ela estava muito interessada na mutação do gene recessivo e queria estudar para saber mais sobre a mutação de cor do Golddust. A cor é produzida pelo Golddust é uma mutação genética na pele. A mutação do Golddust ocorre quando Eumelanin (cor preto, castanho) é formada na pele, mas não é visível. O pigmento Phaemelanin (tonalidade da cor dourada) é visível na pele e da à pele a sua cor dourada. Para produzir esta ocorrência de cor ambos os pais de um filhote deve ser um Golddust Yorkshire Terrier (que apresentam o gene), Biewer Yorkshire Terrier ou Yorkshire Terrier que carregam o gene recessivo (mas não demonstram isso na coloração, são portadores).


APARÊNCIA GERAL

A de um terrier de pêlo longo, cuja pelagem branca e dourada é repartida na face e da base do crânio à ponta da cauda e pende uniformemente e bastante simples de cada lado do corpo. Devem dar a aparência de vigor e auto-importância.
O focinho é preto. Os olhos são de tamanho médio e não muito proeminentes, de cor escura pretos e brilhando com uma expressão inteligente. As orelhas são pequenas, em forma de V.
O cabelo é brilhante, fino e de textura sedosa. 

 

COMPORTAMENTO/ TEMPERAMENTO
Os Golddusts parecem esquecidos de seu pequeno tamanho. Este pequeno cão é altamente energético, corajoso, leal e inteligente. Com os proprietários, o Golddust é um companheiro maravilhoso! Animais carinhosos e amorosos, são fáceis de treinar, embora às vezes podem ser um pouco teimosos se os proprietários não lhes derem limites adequados. Quando os proprietários mostram liderança para o Golddust, são muito dóceis e carinhosos e podem ser confiáveis com crianças. Os problemas só surgem quando os proprietários, por causa do tamanho pequeno e bonito, que lhes permitam assumir a casa. 
O Golddust é um bom cão para a vida no apartamento. Eles são bastante ativos dentro de casa e vão se dar bem, com ou sem quintal. 

Fonte: SOBRACI

Biro Yorkshire Terrier é um Biewer de cor de chocolate extraordinário. Uma interessante combinação de cor chocolate escuro sobre um fundo branco e adição da cor dourada na cabeça faz um Biro cão Yorkshire terrier um fenômeno altamente atraente e exclusivo!

O primeiro filhote de Biro Yorkshire Terrier foi uma fêmea chamada de Art Highclass Relight My Chocolate Fire, nascida em 1 º de dezembro de 2004 no “Art of Highclass” um famoso canil alemão dos criadores Roberto Krah e J. Lutz. Foi essa cachorra que se tornou a primeira representante registrada da raça Biro Yorkshire Terrier no mundo. A mãe dos filhotes – Alisha vom Wasserschloesschen – deu à luz a quatro filhotes. Três dos filhotes eram Biewers, e o quarto cachorro era uma fêmea Biro Yorkshire Terrier, que tinha um padrão de chocolate com branco no casaco em vez det ípico um padrão preto / azul com branco com uma cabeça de três cores. O filhote ainda apresentou um padrão de ouro na cabeça. Pai desta fêmea de Biro Yorkshire Terrier foi um famosi cão macho, que poderia ter nascido como resultado de uma nova mutação, chamado Uz von der Elsteraue – um vencedor de um grande número de prêmios.

Subitamente seis semanas depois em 14 de janeiro de 2005 uma outra fêmea de Biro Yorkshire Terrier nasceu em outro Canil “From the Lightning Showboy ” de propriedade dos criadores Birgit Rösner e N. Polak. O filhote recebeu o nome de Little Princess from the Lightning Showboy. Sua mãe era Ailine von Alkotmany, filha da fêmea já mencionada Alisha vom Wasserschloesschen, eo pai era o mesmo Uz von der Elsteraue.Os criadores de ambos os canis teve interesse no aparecimento de uma nova cor da pelagem, e decidiu continuar criando e fortalecendo esta nova raça Biro Yorkshire Terrier.

RESUMO HISTÓRICO

A raça teve sua origem na Alemanha, quando no início de 1984, nasceu em uma ninhada de Yorkshire Terrier, um filhote com características distintas dos demais. Os criadores, Sr. Werner Biewer e Sra. Gertrude Biewer, até então criadores e expositores de cães da raça Yorkshire Terrier, ficaram surpresos ao verem um filhote tricolor (azul aço, dourado e branco). Este filhote, chamado "Schneeflocken von Friedheck", era filho do casal "Darling Freidheck" e "Fru-fru Freidheck". A partir deste filhote, o Sr. e Sra. Biewer iniciaram um programa de criação que visava fixar estas características distintas e após alguns anos de criação seletiva, foi estabelecido o primeiro padrão oficial para a raça, inicialmente denominada "Biewer Yorkshire a la Pom Pon".


Logo, a raça despertou interesse e ganhou popularidade e novos criadores surgiram em todo o mundo, com o objetivo único de torná-la reconhecida pela maioria das entidades cinófilas. Atualmente já existem diversos clubes especializados e a raça esta amplamente difundida.


O Biewer foi introduzido nos Estados Unidos da América em 2003 e o "Biewer Terrier Club of America" (BTCA), juntamente com o "Biewer Terrier Registry of America" (BTRA) estão realizando um trabalho sério, onde somente são aceitos para registro os cães com exames de DNA. Este procedimento visa proteger a diversidade genética da raça, evitando que criadores não éticos e inescrupulosos realizem acasalamentos do Biewer Terrier com outras raças.


APARÊNCIA GERAL

O Biewer tem a aparência de um elegante Terrier, de pelagem tricolor e longa. A pelagem cai reta para ambos os lados, repartida por uma linha que se estende da trufa até a base da cauda. O dorso é plano, com a altura dos ombros igual à altura da garupa. Embora de aparência quadrada, o comprimento do corpo pode ser ligeiramente maior do que a altura na cernelha. A cauda é portada alta, com a ponta direcionada para o dorso e coberta por uma pelagem longa.


COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO

O Biewer Terrier tem um temperamento muito alegre e divertido. Embora, às vezes, travesso, é muito obediente e companheiro leal. Estável e sociável tanto com os humanos e com outros cães, adaptando-se perfeitamente a todos os estilos de vida.

Fonte: CBKC