RESUMO HISTÓRICO

O Golddust Yorkshire Terrier não é uma nova raça. O primeiro Golddust apareceu logo após os primeiros Biewers tricolor, e foi inicialmente registrado na Alemanha nos livros de pedigree como o “Biewer White Gold”. Embora a cor era muito atraente e interessante era entendido apenas que o Biewer não tinha a cor correta do Yorkshire Terrier e que o Golddust não era a cor correta para o padrão do Biewer Yorkshire Terrier a la Pom Pon e eles foram banidos.

Ao longo dos anos a cor Golddust continuou aparecendo. Kirsten Sanchez-Meyer, uma professora de biologia genética que vive na Alemanha, tinha visto o “Biewer White Gold” e gostou muito deles. Ela estava muito interessada na mutação do gene recessivo e queria estudar para saber mais sobre a mutação de cor do Golddust. A cor é produzida pelo Golddust é uma mutação genética na pele. A mutação do Golddust ocorre quando Eumelanin (cor preto, castanho) é formada na pele, mas não é visível. O pigmento Phaemelanin (tonalidade da cor dourada) é visível na pele e da à pele a sua cor dourada. Para produzir esta ocorrência de cor ambos os pais de um filhote deve ser um Golddust Yorkshire Terrier (que apresentam o gene), Biewer Yorkshire Terrier ou Yorkshire Terrier que carregam o gene recessivo (mas não demonstram isso na coloração, são portadores).


APARÊNCIA GERAL

A de um terrier de pêlo longo, cuja pelagem branca e dourada é repartida na face e da base do crânio à ponta da cauda e pende uniformemente e bastante simples de cada lado do corpo. Devem dar a aparência de vigor e auto-importância.
O focinho é preto. Os olhos são de tamanho médio e não muito proeminentes, de cor escura pretos e brilhando com uma expressão inteligente. As orelhas são pequenas, em forma de V.
O cabelo é brilhante, fino e de textura sedosa. 

 

COMPORTAMENTO/ TEMPERAMENTO
Os Golddusts parecem esquecidos de seu pequeno tamanho. Este pequeno cão é altamente energético, corajoso, leal e inteligente. Com os proprietários, o Golddust é um companheiro maravilhoso! Animais carinhosos e amorosos, são fáceis de treinar, embora às vezes podem ser um pouco teimosos se os proprietários não lhes derem limites adequados. Quando os proprietários mostram liderança para o Golddust, são muito dóceis e carinhosos e podem ser confiáveis com crianças. Os problemas só surgem quando os proprietários, por causa do tamanho pequeno e bonito, que lhes permitam assumir a casa. 
O Golddust é um bom cão para a vida no apartamento. Eles são bastante ativos dentro de casa e vão se dar bem, com ou sem quintal. 

Fonte: SOBRACI